Como identificar suas limitações e superá-las

 Existem sistemas de crenças que algumas delas podem nos limitar, sendo desenvolvidas ou adquiridas ao longo da vida, sendo capaz de gerar transtornos em vários aspectos das nossas ocupações, mas, isso vai acabar! Vou te ensinar uma ferramenta poderosíssima, que poderá te auxiliar na reconstrução de suas ideologias mais enraizadas.

Alguns conceitos são recebidos através dos nossos sentidos, como: audição, visão, tato, olfato e paladar, desde a infância até a vida adulta, pois, frequentemente estamos em contato com outras pessoas, dialogando, trocando experiências e afetos. Contudo, nessa troca de vivências, acabamos conhecendo muito sobre o sujeito e até adquirindo algumas manias e medos. E então, nasce mais um ditado popular: “Diga-me com quem andas e direi quem tu és.” ou “Quem anda com os sábios serão sábios, mas o companheiro dos tolos sofre aflição.” (Provérbios 13,20)

 Por conta disso, estudos apontam que somos a média das 05 pessoas que nos cercam. “Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive”. Essa é a frase de um grande empreendedor e palestrante Jim Rohn.

“Os seus padrões são definidos pelos livros que você lê, pelas pessoas que você convive, pelos novos aprendizados que você adquire.

Resumidamente, tudo isso te leva a um processo de evolução, que é altamente influenciado pelos padrões de pensamento, ambições, atitudes e comportamentos das pessoas que você mais convive e dos ambientes que você insere na sua vida, afetando:

 Seu comportamento: forma como você age e reage ao enfrentar uma situação;

Suas expectativas em relação à vida: as suas ambições e desejos;

Sua mentalidade (mindset): determinando os pensamentos e limitações predominantes, como, por exemplo, o mindset de abundância ou escassez;

visão sobre si, a vida e o mundo: as grandes opiniões tendem a ser compartilhadas.

Portanto, precisamos ficar mais atento ao que nos rodeia, e as pessoas que mais convive.”

Concluímos que o ambiente em que vivemos afeta o que somos.

O conjunto de características do grupo que estamos inseridos, influencia na maneira em que nos comportamos como pessoas e em quem nos tornamos. Isso faz com que tenhamos a tendência de generalizar algumas situações.

Listei alguns ditados mais comuns, que chegam até ser engraçados, desde que, não levemos tão á serio, a ponto de atrapalhar as diversas áreas das nossas vidas:

 

1) A corda sempre arrebenta do lado mais fraco:

A corda realmente arrebenta pelo lado mais fraco, ou quem acaba se prejudicando são os próprios malfeitores?

 

2) Esmola demais até santo desconfia:

Será que quando temos algo em abundância em nossas vidas, deveremos desconfiar, para Santo nenhum querer, “algo a mais?”.

 

3) Há males que vêm para bem:

 Um acontecimento ruim, pode resultar em algo grandioso lá frente?

 

4) A pressa é a inimiga da perfeição:

 É importante ter paciência para buscar suas realizações, ou seja, planejar, idealizar e imaginar, para não haver o risco de estar indo rápido demais e ser “imperfeito”, já que, a pressa é inimiga da perfeição?

5) Nem tudo que reluz é ouro:

Nem sempre a primeira impressão conta, o que você sentiu, a energia de conexão, ou é preciso esperar por um tempo até conhecer melhor a pessoa?

Com certeza, você já deve ter escutado ou mencionado algo parecido, não é?

As crenças são relativas, embora tenham o mesmo significado, mas claro, essas que listei são uma das mais conhecidas aqui no Brasil, tem muito mais! A língua portuguesa é expansiva em vocabulários.

O que não podemos, é generalizar essas expressões e torná-las regras, certo?

Um caso que aconteceu no meu consultório, foi de uma moça que uma das principais questões dela era o bem estar físico, ela se queixava por não conseguir emagrecer de jeito nenhum, nem com dieta, musculação, nada adiantava. Então, a mesma, foi conversar comigo e em uma das sessões mencionou que o pai dela sempre dizia: “Aqui em casa a gente não tem luxo, mas, pelo menos nós enchemos o bucho.”

Essas palavras ficaram no interior dela até a vida adulta, pois, julgava que não tinha nada e que não era ninguém, então, canalizava sua frustração (de maneira inconsciente), nas refeições. Com isso, percebemos que antes de querer estar bem com o nosso corpo, é importante, primeiramente, estarmos em paz com a nossa mente. Mandando boas vibrações, transcendendo, sendo grato e ressignificando nossos valores.

Em virtude disso, te convido a reconsiderar todos os seus aprendizados negativos para assim, abrir espaço para as coisas boas que não te limitam, fazer morada dentro de você.

Vamos lá?

Primeiro, pegue uma folha de papel, word, agenda, notebook, qualquer coisa que te possibilite a escrever crenças de algumas áreas da sua vida, escreva pelo menos 05 ideologias, ideias, conceitos, percepções, teorias e pontos de vistas negativos.

 

Por exemplo:

Nenhum homem presta.

Toda mulher é interesseira.

Se eu não nasci rico, preciso casar com alguém milionário ou ganhar na mega sena.

Enfim, liste-as e para cada crença negativa, coloque ao lado uma positiva!

 

Como:

Negativo: A palavra é prata, o silêncio é ouro.

Positivo: Quem tem boca vai à Roma.

São vários exemplos, mas, vise colocar algo otimista, após o desfavorável. E leia essas anotações durante 21 dias com todas essas frases confiantes, animadoras e esperançosas. E perceberá, na prática o verdadeiro significado de resiliência!

“Não desista dos seus sonhos, pois, és um guerreiro com tantas lutas e superação, que não é justo olhar para trás agora;
Seja insuperável e inigualável para os olhos de quem não está do teu lado;
Desvie de obstáculos intensificando sua determinação, seja um guerreiro corajoso, seja um guerreiro valoroso;
E quando você se vê sem saída, acredite nas esperanças que rodeiam suas certezas.”

Julio Aukay

Te vejo no topo!

Aprenda superar suas limitações e como atingir os seus resultados mais rápidos, leia esse e outros artigos no blog.

Fale conosco: