Os 3 fundamentos do coaching (Para conseguir qualquer coisa que você desejar)

Antes de entendermos os 03 fundamentos do coaching, precisamos compreender o peso que esse nome carrega e o que faz. Se colocarmos o termo “Coach”, no Google aparecerá a seguinte informação:

Coach é um profissional que atua desenvolvendo as habilidades humanas, trabalhando com ferramentas e técnicas eficazes, que fazem com que o coachee (cliente) desenvolva o autoconhecimento e neutralize suas limitações para alcançar o sucesso pessoal e/ou profissional.(…) Em outras palavras, é um profissional que se aprimora como ser humano e também contribui para que outras pessoas façam o mesmo!

Resumidamente o profissional coach trabalha o seu desenvolvimento através do:

– Presente

– Processo

– Futuro

Como isso é possível, Oswaldo?

Simples, basta analisar o presente que a pessoa vive. Qual a realidade dela naquele momento? Quais as suas limitações?

Em seguida a análise do processo, cujo é o estado atual que a pessoa se encontra. A parte do processo entra em vigor: Visão, planejamento, ações, empenho, atitudes e execuções necessárias.

Dada o presente e processo, é hora do futuro. Quais metas seguir? Quais os seus sonhos? O que você espera de determinada ação? Tudo isso para ajudar o coach a te auxiliar na sua linha de chegada em menos tempo.

Dentro do coach há ferramentas da psicologia, administração, terapia, gestão de pessoas, gestão de negócios e tantas outras áreas de atuação… Embora o coach aborde vários temas e profissões numa única estratégia, esse trabalho é feito individualmente, pois, cada pessoa é única e complexa, onde requer um cuidado e uma técnica diferenciada das outras.

Fundamentos do Coaching

São várias pesquisas, análises e conversas para o mentor conseguir extrair o potencial da pessoa e o melhor que há dentro da mesma. O fator disso é que, muitas pessoas quando buscam esse profissional, não se conhecem, não sabem a sua missão, que dificulta um pouco no começo, pois, o coach precisará trabalhar ainda mais para o desenvolvimento pessoal do indivíduo, e só depois desse trabalho será feito o direcionamento das metas e objetivos.

Por isso em todo começo de imersão é feito as seguintes perguntas:

  1. A) Quem é você?
  2. B) Qual a vida que você quer?
  3. C) O que te impede de alcançar os seus objetivos?

 

Então, entenda que não dá para se trabalhar o futuro sem antes lidar com as causas e consequências.

Uma frase muito airosa de Michelangelo diz o seguinte: “Quando olho para uma pedra, já imagino a escultura. Então, só depois vou retirando as partes que ali não pertencem mais.”

É como o Carvão x Diamante, por algum momento da mutação química, carvão e diamante eram iguais, porém, o diamante sofreu mais pressão que o carvão.

Esses pensamentos nos levam a refletir que, tudo é questão de ponto de vista e dedicação.

Como no caso de Michelangelo, ele não se importava com o pseudo trabalho que esculpir aquela rocha iria sobrar para ele, pelo contrário, ele já pensa lá na frente no resultado final. Em contrapartida, o diamante nos leva entender que todos nós somos iguais, mas alguns se destacam pelo esforço, empenho, insistência, resiliência e sacrifício.

Seja como Michelangelo, não veja apenas o esforço ou o trabalho que determinada função vai te acarretar, seja idealista, sonhador, visionário(a). Tente enxergar sempre à frente. Mentalize, foque no que você almeja, espera e ânsia. Vibre pelos seus sonhos e acima de tudo, acredite em você!

Portanto todos nós temos um potencial único. O auxílio que o profissional Coach desempenha, serve para nos mostrar quão ilimitados podemos ser se soubermos direcionar as nossas virtudes, qualidades e dons para revolucionar várias esferas da nossa vida profissional, pessoal, familiar, amorosa…

A revolução começa a partir do momento que tomamos consciência das nossas vidas e do mundo ao redor, então, se você pensar num dia contratar os serviços de um coach, antes faça os seguintes questionamentos para si:

1) Qual a vida que você quer ou gostaria de ter?

2) Como gostaria que fosse o seu casamento?

3) Como gostaria que fossem os seus filhos?

4) Como gostaria que fossem os seus estudos, faculdade, especializações?

5) Como gostaria que fosse a sua vida agora?

Mentalizou tudo isso?

E se agora eu te disser que tudo o que você imaginou nesse exato momento será possível na sua vida?

Pode confiar! Você não estará confiando em mim e sim em si mesmo. Remova os seus comportamentos limitantes: Medo, pavor, fobia, pânico, preocupação, incerteza, fraqueza, dúvida, ansiedade, instabilidade…

REMOVA AGORA!

Só então entre na visão de vislumbrar um padrão de excelência para a sua vida, em todos os âmbitos. Não economize pensamentos, tão pouco energias positivas, é algo para você e por você. Se dedique e pense no melhor.

Agora se jogue e entre de cabeça no mar de oportunidades nas quais você é o coautor.

Portanto mergulhar na imensidão de oportunidades e possibilidades, e a sua vida nunca mais será a mesma. Isso eu posso te garantir, vem comigo!

Te vejo no topo! Fundamentos do Coaching.

Fale conosco: 

Saiba mais sobre nossos treinamentos de COACHING